Fotógrafo profissional, amador ou amante?

Foi se o tempo em que fotografia era uma atividade de poucos, hoje qualquer ser humano tem uma câmera digital semi profissional ou profissional. Todo mundo se acha fotógrafo, mas afinal o que define um fotógrafo?

A fotografia, na minha concepção, é uma combinação de técnica, refinamento do olhar e paixão.

Técnica, pois apenas com domínio do equipamento, o conhecimento de luz, de lente, de enquadramentos e etc, são capazes de compor uma fotografia de qualidade.

Refinamento do olhar é a capacidade de observar, a sensibilidade de ver, de achar padrões e ao mesmo tempo de inovar.  A partir desse refinamento pode-se dizer se um fotógrafo é bom ou ruim. O olhar é a janela da alma, é através dele que um discurso icônico pode ser montado.

E por fim, paixão. Conheci muitas pessoas (inclusive fotógrafos de profissão) que não possuíam paixão pela fotografia. Essa paixão é a fonte de inspiração, é gostar do que faz, é se dedicar de corpo e alma. Já dizia Cartier-Bresson “Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.”ImagemHyeres, France, 1932 – Cartier – Bresson

Eu estou longe de ser uma fotógrafa profissional, ainda falta muita técnica e muito refinamento de olhar, mas paixão eu tenho de sobra, sou uma amante da fotografia.

Abaixo, alguns clicks meus:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E você? É Profissional? Amador? ou amante?

Mande um click seu e nos diga o que você sente pela fotografia. Sua foto será postada no blog e no face do Acho digno. Participe! blog.achodignoo@gmail.com

     Imagem

By Paula Alves

Deixe um comentário

